O surgimento de estrelas e planetas contradiz a entropia? Por que o círculo de asteróides não se agrega em um novo planeta? ?

2 Answers

Rating
  • 4 days ago

    Isso, contradiz. 

  • 6 days ago

    Pelo contrário! O surgimento de estrelas a partir de nuvens de gás é um fenômeno altamente exotérmico e com entropia positiva. Ou seja, a não formação de estrelas é o que contrariaria o aumento de entropia.

    E o cinturão de asteróides poderiam até eventualmente formar um novo planeta, porém a quantidade de matéria no cinturão é extremamente baixa (menos de 5% da massa da Lua) e interações gravitacionais com outros corpos, Júpiter em especial, espalham a rarefeita matéria pelo cinturão dificultando ainda mais a formação.

    Inclusive, existe um planeta anão no cinturão, Ceres, que detém cerca de 30% de toda massa. Se contarmos os asteróides Vesta, Palas, and Hígia, temos mais uns 20% da massa e a metade restante é composta basicamente por poeira.

Still have questions? Get your answers by asking now.