é normal sair secreções na gravidez?

Follow
  • Follow publicly
  • Follow privately
  • Unfollow
estou gravida de 7 semanas!
Best Answer
  • Scala answered 5 years ago
Que tipos de secreções vaginais uma gestante pode apresentar?
Durante a gestação e o trabalho de parto as mulheres podem apresentar secreções vaginais consideradas fisiológicas ou não a depender de suas características e época de aparecimento. Basicamente temos 4 tipos de perdas vaginais:
1. Corrimento vaginal
2. Sangramento
3. Tampão mucoso
4. Líquido amniótico

Como são as características de um corrimento vaginal fisiológico?
A cavidade vaginal é como a cavidade oral, assim como temos saliva na boca, temos uma certa quantidade de corrimento na vagina, algumas mulheres têm mais e outras menos. Durante a gestação, a quantidade desta secreção fica aumentada e tem como característica ser esbranquiçada, com odor característico da vagina que não é desagradável como de peixe estragado, e também não é acompanhada de coceira. A gestante também não apresenta ardor ou dor na relação sexual. A coloração do corrimento deve ser observada quando está saindo e não quando estiver seco na calcinha, pois, ele oxida como uma maçã da qual retiramos a casca e fica amarelada. O aumento fisiológico da secreção vaginal pode aparecer desde o início da gestação.

Por que e quando um corrimento vaginal pode ser considerado não fisiológico?
A vagina pode apresentar infecções e o resultado é a modificação das características do corrimento. Cada tipo de infecção confere uma particularidade à secreção vaginal como mostrarei a seguir:
Candidíase vaginal: infecção bastante comum durante a gestação e tem como característica principal a coceira vaginal intensa, ardor vaginal para ter relação sexual e até na hora de tomar banho, vermelhidão da vulva, às vezes podem aparecer fissuras e descamação na região vulvar. A secreção sai em grumos espessos brancos até esverdeados e o odor pode ser azedo. A cândida é um fungo que todas nós mulheres temos na vagina de forma assintomática, porém, na gestação a resistência imunológica fica diminuída para que a mulher não rejeite o feto e isto facilita a proliferação deste fungo, o que provoca estes sintomas de forma mais ou menos intensa.
Vaginose bacteriana: secreção aumentada com odor fétido, o odor se intensifica principalmente após a relação sexual. Tem coloração discretamente acinzentada e pode ser acompanhada de coceira vaginal discreta.
Trichomonas: Secreção vaginal abundante fétida, de coloração cinza esverdeada e espumosa, muito embora esta última característica seja difícil de ser observada pela própria paciente.
Clamídia: Secreção vaginal amarelada como pus, dor profunda durante o ato sexual.

Por que devemos tratar estas infecções?
Estas infecções devem ser tratadas devidamente para evitar trabalho de parto prematuro ou ruptura prematura das membranas.

Sangramento vaginal durante a gestação sempre é sinal de perigo?
Sangramento vaginal é sempre um sinal de alerta durante a gestação. O único momento em que pode ser considerado normal é durante o trabalho de parto, dependendo de algumas características. Quando o colo do útero começa a afinar e a dilatar ele pode sangrar de pequena a moderada quantidade e pode continuar sangrando durante todo o período de dilatação. Pode ocorrer perda de sangue vivo ou sangue coagulado.

É verdade que a placenta prévia pode sangrar?
Se o sangramento estiver em quantidade igual ou superior a uma menstruação e for indolor pode ser uma placenta prévia. O diagnóstico de placenta prévia atualmente não costuma ser surpresa, pois a maioria das gestantes realiza pelo menos um ultra-som durante a gravidez e assim sabe por antecedência que pode sangrar e que deve procurar serviço de saúde se isto acontecer.

Como é o sangramento do descolamento de placenta?
Se o sangramento for acompanhado de uma contração ininterrupta e de dor, isto pode ser um descolamento de placenta e a paciente deve se dirigir a uma maternidade com urgência.

O que pode significar um sangramento no inicio da gestação?
Sangramento no início da gestação pode ser uma ameaça de aborto ou um aborto em andamento. Se o sangramento for em pequena quantidade o ideal é fazer repouso, evitar relações sexuais e avisar o médico que a acompanha. Se o sangramento for abundante (maior que uma menstruação) a gestante deve procurar um serviço de saúde a fim de ser examinada.

Como podemos ter certeza do que está acontecendo quando temos um sangramento?
Para se ter certeza do que está acontecendo quando ocorre um sangramento durante a gestação, o ideal é realizar um exame de ultra-som, com exceção daquele sangramento que acontece durante o trabalho de parto.

O que é o tampão mucoso?
Tampão mucoso ou rolha de Schroeder é uma secreção espessa e opaca (como um catarro grosso) produzida pelas glândulas do colo do útero que oblitera (veda) o canal cervical e que tem o papel de proteger o feto no ambiente intra-uterino.

Quando o tampão é eliminado?
Quando o colo do útero começa a afinar e/ou a dilatar este tampão é eliminado e ele pode vir acompanhado de estrias de sangue vivo ou
  • Rate
  • Comment

Other Answers (2)

Rated Highest
  • Rated Highest
  • Oldest
  • Newest
  • marques answered 5 years ago
    As mulheres grávidas costumam ter um aumento em suas secreções vaginais.

    Boa sorte.
    • Rate
    • Comment
  • Preocupadaaa!!! answered 5 years ago
    Oiii no começo não é normal não mas va ao medico logo bjusss e **Boa Sorte**
    • Rate
    • Comment
  • Sign In 

    to add your answer

Who is following this question?

    %
    BEST ANSWERS
    Member Since:
    Points: Points: Level
    Total Answers:
    Points this week:
    Follow
     
    Unfollow
     
    Block
     
    Unblock