promotion image of download ymail app
Promoted
Anonymous
Anonymous asked in Artes e HumanidadesFilosofia · 1 decade ago

quem foi dante alighieri?

9 Answers

Rating
  • Anonymous
    1 decade ago
    Favorite Answer

    Poeta Italiano.

    abraços

    @

    • Commenter avatarLogin to reply the answers
  • História

    Texto de Linda Cristina Della Manna

    Profa do Depto de História do Ensino Médio

    L'Italia era fatta, ma bisognava fare gli italiani" (Massimo d'Azeglio)

    Em 1861, nascia o Reino da Itália, mas era preciso construir a identidade nacional. Napolitanos, vênetos, calabreses e tantos outros imigrantes, vivendo fora da terra natal, assumiram esta empreitada: a de aprender a ser e a se ver como italianos.

    Por volta de 1870, um grande fluxo de imigrantes italianos chegou ao Brasil.

    No começo do século XX São Paulo tornava-se a mais italiana das cidades brasileiras. Para os italianos que aqui se enraizavam, era preciso fundar uma escola que fortalecesse sua identidade cultural. Entidades culturais italianas, por meio do Professor Arturo Magnocavallo e o Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Sr. Pietro Baroli, tentavam sem sucesso. O projeto da "scuoletta" só vingou quando o Conde Rodolfo Crespi, industrial de sucesso e grande expoente da colônia italiana em São Paulo, com entusiasmo, prontificou-se a angariar fundos para tal fim.

    A 9 de junho de 1911, nascia, no papel, o Istituto Medio Italo Brasiliano Dante Alighieri.

    A 10 de agosto de 1911, com verbas vindas da Itália e doadas pela colônia italiana de São Paulo, comprava-se o atual terreno, a antiga chácara Dieberger, 19.800m2, próximos à Av. Paulista, Parque Villon (hoje Siqueira Campos/Trianon) e dos trilhos dos bondes da São Paulo Light and Power.

    A 18 de abril de 1912, num curso bilíngüe, cinco alunos começaram suas aulas na Travessa da Sé n.º 11, depois na rua Carlos Gomes n.º 50, na Liberdade.

    A 17 de fevereiro de 1913, 60 alunos começaram suas atividades escolares no Edifício Leonardo da Vinci da alameda Jaú, construído pelo florentino Conde Giulio Micheli.

    Hoje, com cerca de 5300 alunos, O Colégio Dante Alighieri é uma das mais tradicionais escolas de São Paulo.

    Seus mais de 90 anos testemunham o cumprimento do ideal de seus fundadores: unir as duas culturas - a da Pátria deixada e a da Terra abraçada - manter vivos valores éticos e educacionais - buscar conhecimento, saber-se cidadão, respeitar os outros, fazer e cultivar amigos - transformar em vida o espírito humanista de seu patrono, Dante Alighieri.

    • Commenter avatarLogin to reply the answers
  • cleyde s,

    Dante Alighieri (Firenze, 1265 – Ravenna, 13 settembre 1321) è stato un poeta, scrittore e politico italiano. È considerato il primo e più grande poeta della lingua italiana e per questo definito "il sommo poeta", o "il vate" (ovvero "il profeta"). Per aver tenuto a battesimo l'utilizzo letterario della lingua volgare viene anche considerato Il Padre della lingua italiana. La sua opera principale, la Divina Commedia, è il maggior poema della letteratura italiana ed è considerata uno dei capolavori della letteratura mondiale.

    Ebbe una vita per molti versi travagliata e morì mentre si trovava esiliato dalla sua città natale

    Dante Alighieri (Firenze, 1265 – Ravenna, 13 settembre 1321foi um poeta, escritor e politico italiano

    É considerado o primeiro e maior poeta do idioma italiano são considerados e por isto isto definido "O Máximo dos poetas" ou "o pontífice dos poetas (ou "o profeta")." Ter segurado o batismo do uso literário do idioma vulgar ele é também é considerado O Pai do idioma italiano.

    Seu trabalho principal, a Divina Comedia, é o maior poema da literatura italiana e um é considerado das obra-prima da literatura mundial.

    Teve uma vida para muitos aborrecidos e morreu enquanto estava exilado da sua cidade natal.

    Um abraço, Helda

    • Commenter avatarLogin to reply the answers
  • Sandra
    Lv 5
    1 decade ago

    Como eu estudei no colégio Dante Alighieri(São Paulo) ,era passado para nós como uma pessoa sábia ,inteligente e poderosa mediante suas idéias.

    Mas isso acabou (para mim)ficando como o "mero "Dante.Até que li sua pergunta e minha curiosidade foi grande para ver como o analisavam e achei isso:

    Dante Degli Alighieri (Maio ou Junho de 1265 - †13 ou 14 de Setembro de 1321), mais conhecido como Dante Alighieri, é considerado pelos italianos seu maior poeta. Foi muito mais do que apenas um literato: numa época onde apenas os escritos em latim eram valorizados, redigiu um poema, de viés épico e teológico, La Divina Commedia (A Divina Comédia), que se tornou a base da língua italiana moderna e culmina a afirmação do modo medieval de entender o mundo. Nasceu em Florença, onde viveu a primeira parte da sua vida até ser injustamente exilado. O exílio foi ainda maior do que uma simples separação física de sua terra natal: foi abandonado por seus pares. Apesar dessa condição, seu amor incondicional e capacidade visionária o transformaram no mais importante pensador de sua época.Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Dante_Alighieri

    É isso.Um forte abraço!!!!

    • Commenter avatarLogin to reply the answers
  • How do you think about the answers? You can sign in to vote the answer.
  • 1 decade ago

    O maior dos poetas.

    Sua maior obra foi a divina comédia (inicialmente batizada apenas de comédia) onde criou uma estrutura até hoje utilizada dos mundos do além.

    Viveu na Itália por volta de 1300.

    • Commenter avatarLogin to reply the answers
  • Anonymous
    1 decade ago

    Dante Alighieri foi um dos Renascentista da época do Renascimento que foi um movimento para renascer a cultura grego e romana que tinha permanecido tipo adormecida durante a Idade Média, pois os povos da época só se preocupava com a igreja e não se interessava pela arte.

    Danta Alighieri foi um dos fundadores da língua italiana ao qual escreveu o livro chamado "A Divina Comédia" que não foi escrito em latim e sim em italiano, que tinha um personagem central que estava tentando conquistar o paraíso celeste, ou seja o paraíso de DEUS e a fé dele era tão grande que ele vencia qualquer mal.

    Dante dizia que se encontrou com os mortos e que eles continuavam agindo como seres humanos eles sentiam dor, amor, ódio, raiva etc.

    Pronto isso é tudo que eu sei sobre esse grande escritor.

    • Commenter avatarLogin to reply the answers
  • Anonymous
    1 decade ago

    Dante Degli Alighieri (Maio ou Junho de 1265 - †13 ou 14 de Setembro de 1321), mais conhecido como Dante Alighieri, é considerado pelos italianos seu maior poeta. Foi muito mais do que apenas um literato: numa época onde apenas os escritos em latim eram valorizados, redigiu um poema, de viés épico e teológico, La Divina Commedia (A Divina Comédia), que se tornou a base da língua italiana moderna e culmina a afirmação do modo medieval de entender o mundo. Nasceu em Florença, onde viveu a primeira parte da sua vida até ser injustamente exilado. O exílio foi ainda maior do que uma simples separação física de sua terra natal: foi abandonado por seus pares. Apesar dessa condição, seu amor incondicional e capacidade visionária o transformaram no mais importante pensador de sua época.

    • Commenter avatarLogin to reply the answers
  • 1 decade ago

    Nascido em Florença, foi o maior poeta da Itália Medieval. Escreveu a "Divina Comédia" e é o pai da língua italiana literária.

    • Commenter avatarLogin to reply the answers
  • 1 decade ago

    O criador do INFERNO DE DANTE de a DIVINA COMEDIA onde cada tipo de pecador iria para um departamento especial conforme seu pecado. acho que o avarento seria encaminhado para um local onde ficaria se atolando no cocô eternamente. mais ou menos isso

    • Commenter avatarLogin to reply the answers
Still have questions? Get your answers by asking now.