Eu mesma vou contar uma:leciono em uma escola estadual do interior de S.P. vida dura e difícil a nossa, repleta de cobranças e de problemas... mas quantas alegrias nos trazem quando um dia encontramos na rua um homem com barba e bigode, que nos chama de "Dona de artes", fica envergonhado logo em seguida e pede desculpas, e ai nos conta que está indo morar na Holanda para assumir um cargo de diretor em uma multinascional e nos agradece a ajuda...sabe qual? aquela "bronca" que ele recebeu quando era meu aluno , no inicio decada de 90... podemos querer mais algum motivo para estarmos feliz no dia de hoje? Isso aconteceu comigo no ano passado... Beijos, Silvana.
2008-10-15T11:19:11Z
Aguia celeste, bem sei que tudo o que você relatou é verdade sim, eu mesma já vivenciei e vivencio essa realidade,,, mas tem o outro lado, quando de milhares de alunos (só este ano eu tenho cerca de 600) você encontra um como a história que contei, você descobre que valeu a pena ter seu carro riscado ou as agreçoes que recebeu... uma vida foi realmente salva... isso não tem dinheiro que paga! Beijos, Silvana.
Splima2008-10-15T14:22:06Z
Favorite Answer
Não tenho Historia pra contar, só posso dizer que hoje só tenho o que tenho, sou quem sou, faço o que faço, em primeiro lugar, por causa dos meus Pais, que chegaram a me dar uma surra, por faltar a Escola, e por ter tida uma professora Dna Cidinha. que soube das minhas matadas de aula, e se dedicou a me mostrar que sem a Escola eu não seria nada na vida.
Hoje tenho a minha vida muito bem estruturada graças a ela que acreditou em mim.
Obrigado tia Cidinha.....
Obrigado aos Docentes que fazem das tripas o coração para dar continuidade em suas vocações e convicções. PARABÉNS
Olá. Também sou professora há 11 anos e também trabalho na rede estadual do interior de Goiás. Trabalho por 30 h/a, ou seja tenho 12 turmas. O vencimento, digo com toda a sinceridade, é calamitoso: não somos nem um pouco valorizados, uma vez que não acompanha a inflação e para que seja reajustado, temos que apelar para a greve. As escolas estão sucateadas, não há laboratórios, materiais didáticos... E a sociedade, na maioria das vezes nos recrimina, mas não entendem que quando a categoria se manifesta por meio de greve é para a melhoria das condições de trabalho, por uma educação de qualidade para os filhos dessa mesma sociedade; e porque acima de tudo o professor também é ser humano e precisa se alimentar, se vestir, tem família, vai ao médico, precisa de lazer... Não há nada fácil em nossa profissão uma vez que trabalhamos dentro e fora da escola, pois levamos muito trabalho para casa... Acho gratificante após alguns anos encontrar ex-alunos que dizem onde estão trabalhando, o que estão cursando... É emocionante... Sou professora de inglês e tenho muitos alunos que foram morar no exterior, outros estão fazendo Letras... e quando conversamos é maravilhoso saber que grande parte não parou pelo caminho...
Bem é uma história veridica e talvez só seja mesmo importante para mim...mas...Sempre fui muito timida...Fazia boas redações mas morria de vergonha de le-las e como minha professora era uma amiga de nossa fam´lia eu pedia a ela que não me mandasse ler a redação. Ela fez isso por um tempo...depois começou a me mandar ler todas as semanas...de pe´...na frente da sala...próxima a lousa. Eu suava...avermelhava...gaguejava...um dia chorei. Depois da aula ela me disse...quer um truque bom? Não olhe para ninguem...só para o seu caderno e pense em alguma coisa que vc goste muito...e respire umas duas vezes antes de se lavantar da carteira. Eu adquiri confiança alí ...depois daquele dia não tive mais problemas...pensava em meu cachorro (olha só!!) respirava antes e lia sem qq trauma. Acho que a psicologia dela me fez adorar esta forma de viver...ajudando...descobrindo caminhos.